UNDIME/MT

20 junho, 2022

Pisa 2022 avaliou mais de 80% dos participantes da amostra

   


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu, de forma exitosa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, que ocorreu em todo o Brasil, no período de 18 de abril a 31 de maio, em formato eletrônico. A avaliação foi aplicada a 14.017 estudantes de faixa etária de 15 anos, matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. Os números superaram a taxa mínima de 80% da participação exigida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo estudo.

Ao todo, foram selecionadas para o programa 606 escolas de 420 municípios, nas 27 unidades da Federação. Os números são preliminares e podem sofrer pequenos ajustes após a conclusão das apurações entre o Inep e a Fundação Getulio Vargas (FGV) — empresa contratada para a aplicação no Brasil.

Essa foi a primeira edição do Pisa no Brasil após o cenário de pandemia, que ocorreu de forma positiva, apesar dos diversos desafios logísticos, operacionais e pedagógicos enfrentados. Entre os desafios estava o necessário convencimento das escolas amostradas a participarem, já que a avaliação não é obrigatória, e muitas delas ainda se encontravam em ensino remoto ou híbrido. Tal cenário exigiu uma forte articulação logística para habilitar o acesso ao questionário eletrônico por parte das escolas selecionadas para a aplicação.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, reforça o compromisso do Instituto em fortalecer as avaliações internacionais, bem como ampliar, cada vez mais, a participação do Brasil nos exames mundiais. Para tanto, neste mês, a Autarquia já confirmou sua participação no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMMS), que será aplicado para cerca de 56 mil alunos em 2023.




Fonte: Inep