UNDIME/MT

06 maio, 2021

Veja como fazer a importação do Censo Escolar 2020 para a Busca Ativa Escolar

   

 Os municípios que participam da Busca Ativa Escolar podem acessar o Censo Escolar 2020 no site do Inep e depois importá-lo para a plataforma que, automaticamente, vai gerar alertas de alunos não localizados



O Inep disponibiliza aos municípios e estados, todos os anos, a relação de estudantes que estavam matriculados em um ano e não foram localizados em nenhuma escola pública, privada ou federal, de nenhum lugar do país, no ano subsequente. Trata-se de uma possível perda de estudantes da rede de um ano para o outro, indicando evasão escolar. Esses dados compõem a ‘planilha de estudantes não localizados’, que fica disponível no site do Inep.

Mas atenção: a planilha de não localizados 2019-2020 só pode ser exportada do sistema Educacenso até o dia 7 de maio, após esta data, só será possível fazer a exportação dos dados no ano que vem.


Os municípios que participam da Busca Ativa Escolar podem acessar essa planilha no site do Inep e depois importá-la para a plataforma que, automaticamente, vai gerar alertas com o motivo: ‘evasão reportada pelo educacenso’. O(a) Coordenador(a) Operacional e o(a) Supervisor(a) Institucional da Educação são responsáveis por aceitar esses alertas.

Na planilha constam os seguintes dados: nome da criança ou adolescente, nome da mãe, etapa de ensino cursada e nome da última escola na qual estudou. Fica faltando apenas o seu endereço residencial, que deverá ser solicitado pela equipe da estratégia junto a esta última escola que consta na planilha. Até lá, os alertas ficarão pendentes, mas assim que os endereços forem preenchidos, podem ser aceitos e se tornarem casos da Busca Ativa Escolar.

Veja o passo a passo desta ação neste guia e neste vídeo.