UNDIME/MT

16 fevereiro, 2021

Assista, na íntegra, à videoconferência que debateu a operacionalização do Novo Fundeb e o que muda na prática

   

 

O Conviva Educação, plataforma gratuita de apoio à gestão da educação municipal, pautou o tema "Operacionalização do Novo Fundeb - O que muda na prática?" em videoconferência realizada na última sexta-feira (29).

O debate contou com a participação de Alessio Costa Lima, presidente da Undime Região Nordeste e Dirigente Municipal de Palhano (CE); Lucas Fernandes Hoogerbrugge, gerente de Estratégia Política do Todos pela Educação; e Paulo Parente Lira Cavalcante, especialista em Financiamento.

O vídeo com a íntegra da transmissão está disponível na galeria da plataforma Conviva e pode ser assistido aqui: https://convivaeducacao.org.br/galeria/516

Confira também as apresentações feitas:

- Lucas Fernandes Hoogerbrugge, gerente de Estratégia Política do Todos pela Educação (clique aqui)
- Paulo Parente Lira Cavalcante, especialista em Financiamento (clique aqui)


Novo Fundeb

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi aprovado por meio da Emenda Constitucional nº 108/2020 e regulamentado pela Lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Entre as mudanças, está a de que o Fundeb faz parte da Constituição brasileira, garantindo previsibilidade de recursos aos gestores públicos; e maior complementação da União ao Fundo, que passará de 10% para 23% até 2026, com um aumento de 2 pontos percentuais já previstos para o ano de 2021.

Fonte: Undime