UNDIME/MT

15 julho, 2019

Transmissão ao vivo 'Jovens do Futuro'

   


No próximo dia 19 (sexta-feira), às 15h, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará a transmissão ao vivo ‘Jovens do Futuro’, que contará com a participação de quatro jovens empenhados em realizar os seus sonhos e que são exemplos de força, dedicação e perseverança para a juventude. O evento ocorrerá na sede da Seciteci, no Centro Político Administrativo e será transmitido para os participantes durante o 3º Seminário da Educação Infantil promovido pela Undime/MT no Hotel Fazenda Mato grosso e no neste site.

A ação conta com o apoio dos seguintes parceiros: Unicef, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

Uma das histórias que será apresentada é da estudante de Física, Maria Gislanny Silva, 21 anos, que desde criança tem o sonho de se tornar astronauta. Sempre muito dedicada, Maria venceu diversas barreiras e após muito esforço, conseguiu participar de uma visita a NASA. Agora, a próxima conquista é estudar nos Estados Unidos e se preparar para os desafios do futuro.

A outra história é do Gabriel Corrêa da Silva, de 18 anos, morador da cidade de Poconé (100 km de Cuiabá) e estudante do ensino médio. Gabriel, que começou a trabalhar muito cedo, pretende cursar jornalismo e se tornar político. Sempre atuante nas questões sociais, se destacou na escola e hoje faz parte do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando Mato Grosso em diversos eventos nacionais.

O terceiro personagem do evento é um menino bastante precoce, pois apesar de ter apenas 12 anos, Dherick Abreu é um dos mais aplicados alunos de uma escola de efeitos visuais, em Cuiabá. Próximo de se formar, ele já trabalha como design de mídias sociais para pessoas próximas, com o acompanhamento de sua mãe.

Lucas Sardinha Lopes é o quarto participante. Com apenas 20 anos, assumiu a coordenação pedagógica de uma unidade que compõe uma franquia de escolas onde foi aluno. O seu sonho é ser referência na área de treinamentos, já que tem grande habilidade para ensinar. Lucas acredita que, por meio do conhecimento, pode ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

A transmissão terá a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, e do procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e Adolescente de Mato Grosso. De acordo com o secretário, o propósito da ação é mostrar exemplos de jovens que enfrentam dificuldades e são dedicados para alcançar os seus objetivos.

“A ideia é ressaltar a trajetória de cada um para incentivar as crianças e adolescentes a acreditarem e se esforçarem para realizar os seus sonhos. Cada conquista é muito importante para a construção de um futuro mais promissor para a nossa juventude”, enfatiza o gestor público.