UNDIME/MT

04 fevereiro, 2019

Vem aí a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

   


Para sua 6ª edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa foi reformulada com a contribuição, mobilização e diálogo entre o programa Escrevendo o Futuro e professores, estudantes e educadores de todo o país, entre outros parceiros. Uma das principais novidades do concurso é a inclusão de um novo gênero de inscrição: o Documentário. A partir de fevereiro serão divulgados mais detalhes da nova edição.

A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas, do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM). Para além do concurso, o objetivo é aprimorar a didática de leitura e escrita na rede pública.

As premiações para os vencedores de cada categoria também terão novidades, entre elas uma viagem internacional para os professores e outra nacional para os estudantes.

Para auxiliar os participantes, um caderno de orientação está sendo elaborado para a realização das oficinas em sala de aula, que irá abordar a produção de documentários. A Olimpíada contará com cinco gêneros textuais, distribuídos da seguinte forma:

Poema – 5º ano EF

Memórias Literárias – 6º e 7º anos EF

Crônica – 8º e 9º anos EF

Documentário – 1º e 2º anos EM

Artigo de Opinião – 3º ano EM

Com o objetivo de qualificar o ensino da língua portuguesa, o Escrevendo o Futuro prosseguirá ampliando as ações de formação, investindo na mobilização de territórios, escolas, educadores e estudantes. Além disso, diversos recursos didáticos serão trabalhados para atender novas turmas dos cursos online do Programa.

Realizado pelo Ministério da Educação e Itaú Social, o programa tem coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Siga as redes sociais da iniciativa para acompanhar a divulgação da Olimpíada de Língua Portuguesa e outras novidades:

Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial

Fonte: Itaú Social