COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS

Saberes indígenas, traumas da infância e diretrizes nacionais marcam encerramento do Seminário Estadual da Educação Infantil

-
O terceiro e último dia do Seminário Estadual da Educação Infantil, realizado nesta quarta-feira (2), encerrou o ciclo de debates com reflexões sobre políticas públicas, saberes diversos e estratégias para fortalecer a qualidade e a equidade na Educação Infantil.

As atividades começaram com a palestra “Aprendizagem Integral da Criança e as Políticas Públicas de Educação”, apresentada pelo Prof. Dr. Alexsandro do Nascimento Santos, com mediação de Silvio Aparecido Fidelis. Em seguida, Jane Haddad tratou do tema “Os traumas vividos na primeira infância e os impactos no desenvolvimento e aprendizagem”, mediada por Zilda Xavier dos Santos (DME Curvelândia).

O pesquisador André Curvello apresentou a conferência “Entre Versos e Melodias: O Despertar da Imaginação Infantil”, mediado por Junior Aparecido de Oliveira (DME Nova Brasilândia). Logo após, o artista Guga Cidral conduziu a atividade “Poéticas visuais: A poesia dos dias”, com mediação de Adriana Reichert (DME Sorriso).

No período da tarde, o momento cultural ficou por conta de Daniela Freire, seguido da mesa “Saberes Indígenas e Educação Infantil: o brincar, as tecnologias e as histórias como patrimônio de todos nós”, com Fabiana Porto e Edna Rutkowski, mediada por Juliana Ghedin Cappellesso (DME São José do Rio Claro).

A programação também contou com a palestra “Uma solução de aprendizagem focada no desenvolvimento integral da criança”, de Alessandra Aranda Nicolau, mediada por Simoni Borges (DME Campo Verde e Vice-presidente da Undime MT).

O encerramento do evento foi marcado pela conferência de Regina Shudo, que abordou “As Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil: Desafios e Perspectivas”, com mediação de Claudivania Barbon (DME Cláudia).

Após três dias de intensos debates, o Seminário reafirmou a importância da Educação Infantil como etapa fundamental para o desenvolvimento humano e o fortalecimento da escola pública inclusiva e de qualidade.